BIO
Videoartista, Diretora de Vídeo e TV, Historiador e Mestre em Artes Visuais. Participou da videoarte dos anos 70 ao lado do artista José Roberto Aguilar. Realizou vídeos experimentais: “Pivete”, “Crianças autistas”, “Sinfonia Panamérica”, “Cego Oliveira, no sertão do seu olhar”, “Gênero, mentiras e videotapes”, “Yara Bernette mergulhada na música “ “Nunca esqueci”, “Julieta é Bárbara”, “Visão antropofágica”, “Anátema”, “Nú ar, “Aquilo que não é mais”, “Rito do amor selvagem”,“Vamembolá” que venceram prêmios nacionais e participaram de exposições internacionais como The Kitchen (Nova York), Manifestation Internacionale de Vídeo et Télévision (Montbeliárd), The Black Aesthetic (Washington), Tropical Experiments, Berkeley Art Museum, (Berkeley) Tropical Experiments - Recent Video from Brazil, Festival de Vídeo de Dallas (Dallas), Proyector (Madrid). Realizou 3 curadorias de resgate do audiovisual brasileiro: “Os Pioneiros”, “O olho do diabo”, “Ciclo José Agrippino de Paula”. Ganhou a Bolsa Vitae, Bolsa de Artes Antorchas, e Bolsa do Programa Transmídia do Instituto Itaú Cultural. Criou videoinstalações: "1º movimento da Abertura da Sinfônica Panamérica" "Babel", “ Vertigem”. Realizou séries para TV: “Poéticas do invisível”; “Ofícios”; "Lero lero Agrippínico", “Poesia em trânsito”. Elaborou as seguintes curadorias: “Cultura em trânsito”, Mostra “Núcleo”, “Mulheres em cena”, “Vamos falar de Videoarte",“Videoarte Clube”.
Bolsa de Arte
1994 • Bolsa fundação Vitae
Foi premiada com o projeto "Histórias Luminosas do Sertão" .Pesquisa e elaboração de roteiro/documentário sobre imagens criadas por pessoas parcialmente cegas.
1994 • Bolsa da Fundação Antorchas (Argentina), Andes (Chile), Rockefeller Macarthur 1994
Foi selecionada para participar do Workshop "Seminário para realização em Vídeo”, em Bariloche/Argentina, em colaboração com a VITAE (Brasil)
2002 • Programa Transmídia Itaú Cultural • Itaú Cultural
É contemplada para o Programa Transmídia, do Itaú Cultural, arte e tecnologia, com o projeto “O fantasma solitário do porão eletrônico devora os códigos secretos do sistema operacional como um espaguete retorcido e impreciso”.
Mostras
V Manifestaction Internacionale de Video e TV Montbeliard
The Black Aesthetic (Washington)
Experimentos Tropicais, Berkeley Art Museum, (Berkeley)
Experimentos Tropicais – Recent Video from Brazil, Dallas Video Festival (Dallas)
Prêmios
1987 • Pivete
Melhor direção, Melhor edição no V VideoBrasil Melhor edição na X Jornada de Cine/Video Maranhão. O vídeo é convidado para Mostra em Montbeliárd (França), New York, Washington, Colonia (Alemanha)
1989 • Crianças Autistas
Melhor documentário e melhor criação do VII Videobrasil. Melhor Vídeo Experimental no III Certamede Cine/Vídeo de Teruel, Espanha.
É convidada em Hors Concours para participar da V Manifestaction Internacionale de Video e TV Montbeliard. Melhor Vídeo Experimental no III Certamede Cine/Vídeo de Teruel, Espanha.
1988 • II Movimento de Abertura da Sinfonia Panamerica
Menção honrosa no VI Festival de Vídeo de Santo André
1994 • Histórias luminosas do sertão
Bolsa Vitae de Artes
1996 • Gênero, mentiras e videotape
Premiada no Concurso Latino Americano de Vídeo Educativo: Democracia e Cidadania, no Peru. Melhor Roteiro no 19 Guarnicê de Cine-Video, em São Luiz do Maranhão
1998 • Cego Oliveira no sertão do seu olhar
Prêmio Canal 21/ Sony no 12º Festival Videobrasil. Prêmio Pinhão por pesquisa e investigação de linguagem no 6o Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba.
2000 • Um lugar chamado lar
Menção honrosa no Festival Contra el Silencio, todas as vozes, México.
2002 • O fantasma solitário do porão eletrônico devora os códigos secretos do sistema operacional como um espaguete retorcido e impreciso”.
Contemplada para o Programa Transmídia, do Itaú Cultural
2003 • Ataque digital
Menção honrosa na 17° Mostra de Vídeo Brasileiro de Santo André.
2020 • Rito do amor selvagem
Melhor filme experimental no Festival de Cine de Jaraguá do Sul.
2021 • Rito do amor selvagem
Menção Honrosa no 9th FriCine – Festival Internacional de Cinema Socioambiental.
Menção Honrosa no 9th FriCine – Festival Internacional de Cinema Socioambiental.
